O que encontramos na cercania?

O contexto da cercania é muito diversificado, contudo maioritariamente privado: existem campos agrícolas, mata de produção e de folhosas, pinhal, PNLN (parque natural litoral norte), caminho de peregrinos, zona demarcada para caça e caminhos para circulação veículos agrícolas e passeantes. É comum encontrar apanhadores de pinhas ou outros frutos,  passeantes micológicos e birdwatchers. No entanto também são exercidas ações de diferentes natureza como a exploração de inertes, a deposição de resíduos e a contaminação dos lençóis freáticos por herbicidas e pesticidas usados pelos agricultores. Como recente habitante desta zona apercebi-me que o abate de árvores e a degradação do ecossistema tem sido intensivo, e a plantação e preservação quase nula. 



Como queremos escutar a ARDEA?

 

                                                 Como aquelas histórias que provoca, o jardim escapa e recusa a vontade do jardineiro que exerce domínio sobre ele.

                                                                                                                                                       a partir de Jamaica Kincaid pelas palavras de Julietta Singh

 

Queremos escutar a ARDEA como um repositório, um abrigo, um jardim-mata que guarda a história, um exercício de memória. Na geologia chamamos de estratigrafia ao estudo das camadas ou estratos de rochas que procura determinar os processos e eventos que as formam, e nós queremos pensar a estratigrafia do solo,  através de uma perspetiva de cura e também artística. Aumentar a consciência de que todas as nossas acções sobre o solo geram transformações incontroláveis.



 Que ações foram feitas?

Para dar início ao renascimento foi necessário retirar as espécies invasoras que não nos interessavam e remover todos os detritos dos humanos. A partir dessa acção foi feito um plano para dar início aos trabalhos de sementeira e plantação. Parece um pouco ortodoxo, perante as palavras de Kincaid, querer alterar as espécies deste jardim, mas o que queremos é transformar um terreno, outrora agrícola, num jardim-mata-refúgio.

Terreno primordial, antes do arranque das espécies invasoras e da limpeza de detritos, 2020.

Mesmo enquadramento passados 12 meses ,  2021.

Terreno primordial, antes do arranque das espécies invasoras e da limpeza de detritos, 2020.

Mesmo enquadramento passados 12 meses , 2021.